Ads Top

Nova Trento: salários atrasados e funcionários em greve

Salários atrasados há quase três meses levaram os 170 funcionários de uma empresa têxtil de Nova Trento, a Trento Brasil, paralisarem as atividades nesta sexta-feira, dia 22. O grupo entrou em greve depois de várias tentativas de negociação e promessas da direção de quitar as pendências.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Malharia, Tinturaria, Tecelagem e Assemelhados de Brusque (Sintrafite), Anibal Boettger, depois de vários atrasados este ano, no último dia 4 de maio, a entidade reuniu os trabalhadores para uma assembleia, na qual definiu-se um calendário para os pagamentos em atraso.

No dia seguinte, o documento foi protocolado na sede da empresa e no Ministério Público do Trabalho. Na primeira data marcada para o pagamento, a empresa teve problemas com energia e suspendeu a quitação do débito, anunciando o dia 21, quinta-feira, como novo prazo para o pagamento.

“Assim, os trabalhadores concordaram, dizendo que se não houvesse o pagamento, no dia 22, às 5h da manhã, encerrariam-se as atividades. Como não ocorreu o pagamento, os trabalhadores entenderam paralisar as atividades”, explicou ele.

Na quinta-feira pela manhã, a direção da empresa fez contato com o sindicato para tratar da quitação da pendência. A promessa era de que até às 17h daquele dia, 40% do débito seria pago aos funcionários. Depois disso, e com o depósito não feito, a entidade não conseguiu mais contatar a direção da empresa. Motivo pelo qual a greve foi ratificada.
Com isso, os funcionários do primeiro turno não entraram para a linha de produção. Eles acamparam em frente à empresa, localizada no Bairro Trinta Réis. A paralisação acabou ganhando a adesão de todo o quadro de colaboradores e funcionários.

Como o tintureiro Claudiomiro Goulart dos Santos, de 42 anos. Ele trabalha na empresa há seis anos e confirmou que os atrasos sempre ocorreram, mas a empresa costumava quitar as pendências dentro do próprio mês. Desta vez, porém, a pendência extrapolou o prazo tolerado pelos trabalhadores. “Para todos causa enorme prejuízo. Eu pago aluguel e fica complicado. Não queremos melhoria em nada, apenas o pagamento do salário”, desabafa ele.

A movimentação em frente a empresa foi grande durante todo o dia de sexta-feira. Amparados pelos diretores do Sintrafite e de outros sindicatos integrantes do Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região, os funcionários prometem não retornar ao trabalho enquanto não houver o pagamento dos salários.

crédito: Rádio Cidade AM / Brusque
Nova Trento: salários atrasados e funcionários em greve Nova Trento: salários atrasados e funcionários em greve Reviewed by Rádio Brasil Fiel on 19:46 Rating: 5