Ads Top

Estragos em Arvoredo/SC foram menores

O susto foi maior que o alagamento em Arvoredo, cidade de 2,2 mil habitantes localizada no Oeste de Santa Catarina , ao lado do Rio Irani. A cidade viveu onze horas de tensão desde o rompimento de uma barragem particular em Ponte Serrada, por volta das 14 horas de sexta-feira. Quando um volume de cerca de oito milhões de metros cúbicos começou a descer, cerca de 25 Bombeiros de Chapecó e Concórdia foram auxiliar na evacuação de cerca de 30 famílias de regiões próximas ao Rio Irani e ao Lajeado Leão. 

Os moradores acompanharam as informações que chegavam com apreensão. O casal Nelson e Beatriz Curtarelli mandaram o filho e os pais de Beatriz para Chapecó. Eles ficaram um tempo alojados na Escola Bento Cardoso e depois acompanharam o aumento do nível do rio, junto com vários moradores. Mesmo quem morava nas áreas altas da cidade, como Sirlan Garghetti, não dormiram.

Por volta da 1h20 o Lajeado Leão começou a ser represado pelo aumento do volume de água do rio Irani e começou a alagar a rua Rio Branco. Ele subiu cerca de 30 centímetros e estabilizou, atingindo apenas o porão de um supermercado.

— Foi melhor assim —, disse um dos moradores. 

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil na região Oeste, Luciano Peri, mesmo que o impacto do rompimento da barragem de Ponte Serrada tenha sido menor do que o avaliado no início, as medidas de precaução foram válidas. 

— O objetivo foi preservar vidas e evitar danos— explicou.

O secretário estadual da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, que esteve em Arvoredo até a madrugada deste sábado, disse que a ação de monitoramento e prevenção ocorreu dentro do previsto. 

— Estamos satisfeitos — concluiu Moratelli. 

Neste sábado,  o scretário deve se deslocar para Concórdia e Jaborá, entre outros municípios.

Estragos em Arvoredo/SC foram menores Estragos em Arvoredo/SC foram menores Reviewed by Rádio Brasil Fiel on 15:39 Rating: 5