Ads Top

Governo propõe mudanças no Samu em SC

O Governo de SC apresenta oficialmente nesta quinta-feira a proposta para criar em Florianópolis uma Central Estadual de Regulação do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu), em substituição às atuais oito centrais regionais.

Na prática, a operação das ambulâncias e o encaminhamento aos hospitais continuam os mesmos, mas a coordenação e a logística de funcionamento teriam uma central única, que receberia as ligações e distribuiria o atendimento.

A Secretaria de Saúde do Estado admite que o objetivo é cortar custos, mas garante que a mudança não trará prejuízos à população. Já a Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de SC (Fetessesc) reclama de precarização do trabalho e diz que a medida aumentará o tempo de espera para os pacientes.

A ideia do governo será discutida no 6º Encontro do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems), a partir das 9h desta quinta, em Laguna.

Conforme o secretário da Saúde, João Paulo Kleinübing, o projeto de centralização começou a ser estudado no início deste ano e a expectativa é que, se aprovado pelo conselho, ele entre em prática em outubro ou novembro. A estimativa é que o Estado economize de R$ 1,5 milhão a R$ 2 milhões por mês em repasses ao serviço.

– Não se discute diminuir o atendimento, o número de ambulâncias não será afetado. Trabalhamos com a otimização dos recursos  – afirma.

Demissões em jogo

Para a Fetessesc, além de piorar as condições de trabalho e de comunicação entre as equipes, já que os rádio-operadores e os médicos reguladores ficariam todos na Capital, a alteração impactará atendimento aos moradores.

Presidente da Federação, Cleber Ricardo Cândido acredita que o processo ficará comprometido com as demandas em uma realidade estadual, que terá dificuldades em solucionar com agilidade questões de deslocamento e localização nas regiões.

– Hoje o tempo médio de atendimento é 10 minutos e a gente calcula que vá demorar 50% a mais para dar o start na chamada, para acionar a ambulância e buscar vagas em hospitais neste novo modelo – avalia.

A federação fala também em cerca de 300 demissões e sobrecarga aos funcionários na central em Florianópolis. A Saúde declara que o número de desligamentos não deve ser tão grande – a quantidade de médicos reguladores diminuiria de 160 para 90 – e garante que haverá reforço no quadro da nova estrutura estadualizada.

Medida dá início a debates entre entidades, municípios e Estado

Os representantes das Câmaras de Vereadores da Associação de Municípios da Região Carbonífera (Amrec), do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e da Região Lagunar (Amurel) se reuniram ontem à tarde no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Criciúma, para tratar da redução da estrutura de regulação do Samu no Estado. O encontro foi motivado pela Comissão de Saúde da Câmara, por meio do vereador Daniel Freitas (PP).

– Vamos encaminhar um documento ao governador e ao secretário de Estado da Saúde. A vantagem do serviço do Samu é a agilidade, e isso só vai piorar os atendimentos – disse Freitas.

Sindicato em SC discute o tema

Já o vice-presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa (Alesc), o deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) diz se tratar de uma medida “arriscada” e “radical”, mas que pode ser aplicada sem maior prejuízo ao atendimento aos pacientes _ desde que com muita atenção.

– A Secretaria de Saúde deve ter em mente o grau de responsabilidade que isso representa. Teoricamente, haverá mais demora nos atendimentos, e somente uma equipe extremamente ágil e competente poderia lidar com estes atendimentos sem afetar o serviço. Caso contrário, é uma atitude de risco – afirma.

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Estadual e Privada de Florianópolis e Região (SindSaúde-SC) irá se reunir hoje à tarde para debater o assunto. De acordo com a presidente Edileuza Fortuna, o encontro com os diretores na Capital deve resultar em um posicionamento oficial por parte do sindicato. (clicrbs)
Governo propõe mudanças no Samu em SC Governo propõe mudanças no Samu em SC Reviewed by Rádio Brasil Fiel on 06:27 Rating: 5