Ads Top

Bíblia de mais de 1.500 anos é achada em Israel

À primeira vista parece ser um pedaço de carvão, mas na verdade, é um irreconhecível pedaço de rolo antigo queimado. O pergaminho, com sete centímetro de comprimento, foi descoberto ao lado de outros restos carbonizados. É uma cópia antiga, de 1.500 anos, do livro de Levíticos da Bíblia em hebraico.
Os cientistas usaram uma tecnologia de digitalização avançada para decifrar o conteúdo do documento carbonizado encontrado em uma antiga sinagoga de Ein Gedi, na costa oeste do Mar Morto, em Israel.
O trecho queimado foi encontrado em 1970, mas estava muito danificado para leitura. Foram necessárias três varreduras usando tomografias computadorizadas com raios-x e 3D para descobrir o texto sobre os restos queimados.
Os pesquisadores acreditam que outros fragmentos carbonizados encontrados ao lado do pergaminho também possam conter textos antigos ligados à Bíblia.
Foram identificados os primeiros oito versículos do Livro de Levítico. Abaixo, o texto mostra o que estava legível no pergaminho em negrito:
"E chamou o SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha.
Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor.
E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.
Depois degolará o bezerro perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.
Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços.
E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo.
Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo em cima do altar."
Não se sabe a causa exata do incêndio, mas a maior possibilidade é que tenha sido queimado em um incêndio que destruiu completamente a aldeia de Ein Gedi, resultado de ataques das tribos beduínas ou de conflitos com as autoridades bizantinas.
A pesquisa foi conduzida pelas autoridades das Antiguidades de Israel, que têm trabalhado com a empresa Merkel Technologies para executar a digitalização de alta resolução dos manuscritos do Mar Morto.
Bíblia de mais de 1.500 anos é achada em Israel Bíblia de mais de 1.500 anos é achada em Israel Reviewed by Rádio Brasil Fiel on 06:06 Rating: 5