Ads Top

Saúde de Floripa vai produzir boletim sobre o Ebola


A epidemia do vírus Ebola que está fazendo vítimas na região africana de Nova Guiné, Serra Leoa e Libéria fez com que a Vigilância em Saúde de Florianópolis tomasse algumas providências. O setor vai divulgar a partir de agora um boletim semanal sobre a doença.

O material vai apresentar informações sobre o número de casos identificados e dos países envolvidos e orientações atualizadas sobre como proceder diante de um caso suspeito. O boletim semanal irá manter a população e, em especial, os profissionais de saúde, atualizados em relação à situação epidemiológica no Brasil e no mundo.

Desde o último dia 22 de agosto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou 2.615 casos e 1.427 óbitos provocados pelo Ebola na Guiné, Serra Leoa, Libéria e Nigéria.

- É possível que este número esteja subestimado, especialmente na Libéria e Serra Leoa, devido às dificuldades de acesso a serviços de saúde associadas ao medo que os doentes e suas famílias têm de sofrer preconceitos no caso de identificação da doença -, afirma a Médica e Gerente da Vigilância Epidemiológica, Ana Cristina Vidor.

Ana explica ainda que na Nigéria, onde a situação é considerada sob controle, já foram registrados 16 casos, com cinco óbitos. Entretanto, não há registro de circulação viral entre os Nigerianos, uma vez que todos os casos identificados até o momento estavam relacionados ao liberiano que entrou doente no país.

Por conta disto, o Ministério da Saúde retirou a Nigéria da lista de países que compõe a definição de casos suspeitos. Assim, permanecem como suspeitos todas as pessoas com febre de início súbito que tenham vindo da Guiné, Libéria ou Serra Leoa nas últimas três semanas.
Saúde de Floripa vai produzir boletim sobre o Ebola Saúde de Floripa vai produzir boletim sobre o Ebola Reviewed by Rádio Brasil Fiel on 18:48 Rating: 5