Ads Top

Hoje faz 20 anos da morte de Mussum

Eternizado pelos bordões "Cacildis" e "Forévis", Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, deixou saudade. Hoje, faz exatos 20 anos que ele faleceu, aos 53 anos, após um transplante de coração. O apelido famoso veio em 1965, quando Antônio Carlos era cabo da Aeronáutica e participava do programa Bairro Feliz, na TV Globo, com Os Originais do Samba.
A essa altura, ninguém sabia do seu lado cômico, mas não teve jeito: lá pelas tantas, teve um ataque de riso, fazendo com que Grande Otelo deixasse cair no chão o livro no qual escondia a cola das suas falas. Desconcertado, o comediante olhou para o sambista e fuzilou:
 
- Tá rindo de quê, ô Mussum?

Desde então, Antônio Carlos virou Mussum.
Bons tempos dos Trapalhões
Depois dali, em 1967, Mussum participou da Escolinha do Professor Raimundo, de Chico Anysio, onde o personagem ganhou sua marca registrada ao pronunciar todas as palavras com a sílaba "is" no final. Só em 1973, Mussum passou a integrar a trupe dos Trapalhões, ao lado de Dedé Santana, Didi e Zacarias. O sucesso foi enorme e, juntos, além do programa na TV Globo, os Trapalhões fizeram mais de 40 filmes.
Para homenagear Mussum, foi lançada neste mês uma biografia escrita pelo jornalista Juliano Barreto. Mussum Forévis – Samba, Mé e Trapalhões, da editora LeYa (preço médio de R$ 50), conta a história da vida do músico e comediante carioca.
DIÁRIO GAÚCHO
Hoje faz 20 anos da morte de Mussum Hoje faz 20 anos da morte de Mussum Reviewed by Rádio Brasil Fiel on 05:32 Rating: 5