Ads Top

FIM DE JULHO: Sul congela e São Paulo gela


As simulações atmosféricas feitas em supercomputadores indicam há vários dias que uma poderosa onda de frio chega a América do Sul na última semana de julho. Antes disso, logo após completarmos um mês de inverno, no dia 21 de julho, o extremo sul da Argentina começa a esfriar muito. Mas o ar polar intenso só começa realmente a se espalhar para o centro e norte da Argentina após o dia 23 de julho. Tecnicamente esta onda de frio deve chegar ao Brasil em duas porções. A primeira começa a causar um resfriamento bastante acentuado no Sul no dia 25 de julho. No dia 27 entra a segunda porção, maior e mais intensa.


 Esta forte massa polar deve fazer um trajeto continental. Isto significa que ao ingressar na América do Sul até chegar ao Brasil, o ar polar terá pouca mistura com a umidade marítima. Quando isto acontece, as características frias da massa polar são mais conservadas. Seu poder de resfriamento é muito maior quando comparado com massas polares que fazem uma trajetória sobre o mar.
Acompanhe as análises da meteorologista Josélia Pegorim que mostra as primeiras previsões de temperatura e de geada para o Sul e para o Sudeste. Ainda é cedo para falar em neve no Sul do Brasil, mas a possibilidade não pode ser descartada.


FIM DE JULHO: Sul congela e São Paulo gela FIM DE JULHO: Sul congela e São Paulo gela Reviewed by Rádio Brasil Fiel on 07:08 Rating: 5