Ads Top

Dilma e Aécio buscam o voto dos indecisos


"Mudança" é, definitivamente, a palavra-chave do segundo turno para ambos os lados do debate eleitoral. Enquanto eleitores de Aécio Neves (PSDB) apontam para uma urgência da alternância de poder após 12 anos do mesmo partido na Presidência, os deDilma Rousseff (PT) afirmam que a candidata é a mais qualificada para promover transformações no cenário político brasileiro, inclusive criando o slogan "Dilma Muda Mais" – quase uma oposição a Muda Brasil, coligação da qual o tucano faz parte. 

O fato é que nenhum dos candidatos conseguiu convencer a maioria do eleitorado no primeiro turno. Juntos, Aécio e Dilma levaram os votos de apenas 54% dos brasileiros registrados na Justiça Eleitoral. 

No país, 19,3% não foram às urnas no dia 5 de outubro, e dos que foram, 7,7% votaram branco ou nulo – o que significa que mais de 27% dos brasileiros aptos a votar não escolheram entre nenhum dos 11 candidatos a presidente do primeiro turno. 

— Já o segundo turno costuma levar os eleitores a se polarizarem. Atualmente, há um grande sentimento de mudança em curso. Quem quer que ganhe o pleito terá muita dificuldade em governar o país politicamente dividido, principalmente no primeiro ano de mandato. Isso deve se agravar com a perspectiva de uma crise financeira — explicaEduardo Guerini, professor de Ciência Política da Univali. 

As taxas de abstenção em Santa Catarina sempre acompanharam o ritmo nacional, com nenhuma ou pouca variação. Em 2014, 797 mil eleitores catarinenses não votaram no primeiro turno, o que representa 16,4% do total – um dos índices mais altos da história política do Estado. Além disso, mais de 9% dos votos válidos para presidente em SC foram brancos ou nulos. 

— Acredito, infelizmente, que este número irá aumentar no segundo turno. O debate político no Brasil perdeu consistência, e o resultado disso é essa absurda troca de ofensas pessoais e o exagero de cada um, enfatizando números que não representam muita coisa para os eleitores. Muitos se frustraram e nem todos se sentem à vontade com Dilma ou com o Aécio — lamenta Flávio Ramos, doutor em Sociologia Política pela UFSC e professor da Univali. 

Nesta reta final de campanha, avaliam especialistas, os discursos tendem a se acirrar – como aconteceu em 2010, quando um acalorado debate sobre a regulamentação do aborto quase mudou o cenário nacional no último minuto. 

Entretanto, os debates estão sendo tão permeados por agressões que ambos devembaixar o tom das acusações para não passar uma má impressão ao eleitorado, como explica Flávio Ramos: 

— Os estrategistas de campanha pautam o discurso de ambos os candidatos que, seguindo orientações, preferem não correr riscos. Muitas vezes nem mesmo eles acreditam no que estão dizendo. 
Dilma e Aécio buscam o voto dos indecisos Dilma e Aécio buscam o voto dos indecisos Reviewed by Rádio Brasil Fiel on 06:03 Rating: 5